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Antes de procurar soluções para determinados problemas, verifique sempre se seu sistema ja esta atualizado. Se possuir contrato de manutenção ou locação, entre em contato com o suporte e solicite a senha para atualizar os sistemas e posteriormente faça os procedimentos abaixo.

Se não possui manutenção ou locação, veja a possibilidade de adquirir uma atualização, pois alguns problemas são resolvidos apenas mediante atualização dos sistemas.

As mensagens que descrevemos abaixo podem ser apenas uma fração da mensagem que o sistema pode apresentar. Procure aquela que mais se assemelha a mensagem que o sistema apresentou.  Por exemplo, o sistema apresenta a mensagem “Não foi possível abrir tabelas para o ForLan. Index is out of date”. Você encontrará abaixo procedimento para a mensagem “Index is out of date”, portanto, qualquer mensagem que seja composta por esta, deve ser feito o procedimento indicado para ela.

O sistema apresentou um erro (mensagens de erro, erro de cálculos, base de dados com informações estranhas, etc.). O que devo fazer?

Antes de qualquer outra medida, adote o procedimento padrão descrito abaixo para toda e qualquer anormalidade apresentada por qualquer sistema Multi Informática com banco de dados Paradox. Não solucionando o problema, procure procedimentos mais específicos nas próximas perguntas do FAQ ou entre em contato solicitando suporte técnico.

Procedimento padrão de anormalidades

Verifique que não haja ninguém dentro de qualquer dos sistemas.

Clique no menu INICIAR/ COMPUTADOR/ DISCO C:/PASTA MULTI/PASTA TABELAS. Localize dois arquivos chamados: TBVERESTRU.* e apague-os.

Após clique no menu iniciar, clique onde diz ‘Pesquisar programas e arquivos”.Digite EXECUTAR, abrirá a tela então clique em procurar, percorra o caminho até onde o sistema esta instalado (Ex: COMPUTADOR/ DISCO C:/PASTA MULTI), selecione o ícone do sistema em questão (Ex: Comercial.exe), após clique em abrir. Aparecerá da seguinte forma: C:\multi\comercial.exe, você deverá dar um espaço após “exe” e digitar LIBERAR. Ficará da seguinte forma: C:\multi\Comercial.exe LIBERAR, clique em ok. O sistema irá fazer a verificação das tabelas e irá abrir.

Tenha em mente que você deve informar o caminho da pasta onde o sistema está instalado e o nome do executável do programa que apresentou anormalidade, neste exemplo acima utilizamos o sistema Comercial instalado na pasta Multi no drive C: de uma máquina local.

Se continuar ocorrendo a mesma anormalidade, procure solução nas outras perguntas.

Como reinstalar um sistema ou instalar um novo sistema na mesma pasta onde já possuo outro sistema instalado sem perder os dados já lançados?

Verifique que não haja ninguém dentro de qualquer dos sistemas.

Proceda a instalação do novo sistema ou a reinstalação do sistema normalmente.

Ao ser solicitado quais componentes deseja instalar, desmarque banco de dados e não haverá perda de dados na reinstalação ou instalação de novo sistema.

Este procedimento deve ser verificado também ao instalar uma nova estação numa rede de trabalho que já possui um sistema com dados. Faça a instalação apenas para estação de trabalho, desmarcando o banco de dados para que os dados no servidor não sejam perdidos.

Como resolver a mensagem: “Arquivos padrões em processo de backup” ?

Este problema deve-se ao fato da última tentativa de geração de backup não ter sido concluída normalmente, para corrigir este problema proceda da seguinte forma:

Clique no menu INICIAR/ COMPUTADOR/ DISCO C:/PASTA MULTI/PASTA TABELAS. Localize o arquivo chamado: TRAVA.BKP apague o arquivo e acesse o sistema normalmente.

Lembramos que o Backup anterior não foi gerado corretamente, portanto deverá fazer nova cópia de segurança;

Como excluo todos os usuários do sistema?

Verifique que não haja ninguém dentro de qualquer dos sistemas.

Clique no menu INICIAR/ COMPUTADOR/ DISCO C:/PASTA MULTI/ PASTA TABELAS. Dê o comando no teclado CTRL+F, digite na busca: TBOPR.* Selecione todos os arquiovos e DELETE, confirme a exclusão dos arquivos. Após isso acesse o sistema normalmente e a tabela de operadores será recriada apenas com o operador MASTER.

Como resolver a mensagem: “Um erro ocorreu durante a inicialização do Borland Database Engine”?

Durante a desinstalação de algum programa ou acidentalmente, alguns arquivos necessários ao funcionamento do sistema foram excluídos.

Para resolver este problema reinstale o sistema desmarcando os componentes Banco de dados e arquivos de aplicação.

Como resolver a mensagem: “Index is out of date” ?


Utilize o procedimento padrão de anormalidades no sistema.

Como resolver a mensagem: “Tabelas do sistema não encontradas” ?

Se possuir uma rede verifique se o caminho de rede está disponível.

Verifique os cabos de rede.

Reinicie todas as máquinas da rede.

Como resolver a mensagem: “Erro na inicialização do sistema: Não foi possível abrir tabelas em modo exclusivo” ?

Verifique que não haja ninguém dentro de qualquer dos sistemas.

Clique no menu INICIAR/ COMPUTADOR/ DISCO C:/PASTA MULTI. Dê o comando no teclado CTRL+F e digite:*.LCK delete os arquivos com esta extensão e após utilize o procedimento padrão de anormalidades no sistema.

Como resolver a mensagem: “Acess violation”?


Normalmente esta mensagem só é resolvida com a reinstalação do sistema procedendo como em uma das perguntas acima para não haver perda de dados, pois indica um erro no arquivo executável do mesmo. Lembramos que ser ser desmarcado BANCO DE DADOS E ARQUIVOS DE APLICAÇÃO.

Meu sistema está apresentando: “Versão demonstração”, “Proteção violada por data inválida” ou “Sistema expirado ou irá expirar em”, o que devo fazer?


O sistema pode perder sua proteção e passar a operar como demonstração ou apresentar as mensagens descritas acima por diversos motivos, entre eles, porque foi copiado de uma máquina para outra sem a devida reinstalação e recuperação de backup, pane nos arquivos por queda de luz, algum usuário ou programa pode ter modificado a data do computador e o sistema detecta como tentativa de fraude no sistema, computador com defeito perde a data do sistema operacional, etc. Primeiro tente detectar o que ocorreu para o sistema deixar de funcionar, pois, se a causa não for arrumada, o problema poderá voltar a ocorrer. Após isso entre em contato Com nosso Suporte Técnico, caso possua Contrato de Locação ou Manutenção, caso contrário entre em contato com o Departamento Financeiro.

Mensagem: “Violação de chave” ou “Key Violation”. O que fazer?


Tente o procedimento padrão para anormalidades no sistema, não solucionando, será necessário atualizar o sistema ou reinstalar o sistema procedendo como em uma das perguntas acima para não haver perda de dados.

Ao tentar acessar o sistema é apresentada a mensagem “Operador já está logado no sistema”. O que fazer?


Se você possui uma rede, verifique primeiro que não esteja com o usuário logado no sistema em outra estação.